Valéria Berti

Na adolescência estudou no sul da França. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 1999.

Seu interesse por fotografia começou quando frequentava o laboratório de fotografia da FAU – USP. Em 1999 participou da exposição de alunos e ex-alunos ‘Amantes da Fotografia’.

Trabalhou na Escriba indústria de móveis, em escritórios de arquitetura e design e no IPT, com consultoria a empresas de móveis.

Cursou Especialização em Linguagens das Artes no Centro Universitário Maria Antônia-USP, e realizou a monografia ‘O olhar de quem não vê: Conceitos de Aura e Visibilidade aplicados no trabalho do Voyeur absoluto Evgen Bavcar’ sobre o fotógrafo cego Bavcar. Lecionou arte-educação em escolas públicas em Santana de Parnaíba e no CEU, em São Paulo.

Alguns anos depois ingressou na PUC-SP para realizar um mestrado em fotografia teórica, e apaixonou-se pelo trabalho do pensador Roland Barthes. Em 2014 concluiu o curso com a dissertação ‘Roland Barthes e a Câmara Clara: um novo estatuto para as imagens’.

Participou como palestrante do Colóquio Internacional Barthes Plural, realizado em junho na Casa das Rosas com a comunicação ”Crônica poética de uma leitura” em 2015, ano do centenário de nascimento de Roland Barthes.

Além do lado acadêmico, também participa do coletivo de Fotografia Flânerie24 desde 2010. O coletivo foi contemplado pela Lei Rouanet e está em fase de captação de recursos para produção de um foto livro, cujo tema é a Rua Augusta. As fotografias foram realizadas durante o dia e a noite, contemplando assim 24 horas de atividade da importante via paulistana.

Atualmente além de professora colaboradora na Escola de Fotografia Fullframe Santo Amaro, também dá palestras em fotoclubes e universidades.

NÃo encontrou o que você queria?
VAMOS CRIAR JUNTOS...