Prêmios e Editais de Fotografia: Como inscrever o seu Projeto

O curso pretende apresentar ao aluno a diversidade de Prêmios e Editais de fotografia que há hoje no Brasil e orientá-lo na Formatação de seus Projetos Autorais para concorrer a esses prêmios.

Exposições, livros de fotografia e bolsas para produção são algumas das possibilidades que os Prêmios e Editais de Fotografia oferecem. Apresentar um projeto ou ensaio fotográfico requer comunicar-se de forma estruturada e direta com a proposta do Prêmio ou Edital.

Através de aulas expositivas, o participante irá conhecer os Principais Prêmios e Editais de Fotografia no âmbito nacional e entender suas demandas e propostas. Um Panorama da Fotografia como Arte apresentará uma visão sobre a fotografia artística brasileira. Palestras ministradas por convidados serão oportunidades de conversar com fotógrafos e curadores, de conhecer projetos premiados e de entender o papel do curador na seleção destes projetos. Estudos de Caso ampliarão o conhecimento e as referências de projetos vencedores. Exercícios em sala possibilitarão ao aluno conhecer a estrutura básica para formatar seu próprio projeto.

Para quem

Indicado a fotógrafos já iniciados e a estudantes de fotografia.

Programa

– Panorama da Fotografia como Arte no Brasil.

– Panorama das Leis de Incentivo à Cultura e dos principais Editais e Prêmios de Fotografia.

– Palestra com o curador Cildo Oliveira (Prêmio Brasil Fotografia).

– Estrutura básica de projetos culturais: Conceito, Objetivo, Justificativa, Orçamento e Cronograma.

– Estudos de caso: projetos fotográficos premiados em editais.

– Palestra com a fotógrafa Inês Bonduki.

– Palestra com o fotógrafo Marcos Muniz.

– Exercício de elaboração textual do conceito do projeto.

– Exercícios de edição de edição de fotos.

– Exercício de formatação do projeto para edital.

Observação

Professor Coordenador:

Raquel Borges

Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP (2005), é aluna especial no Mestrado em Estética e História da Arte do PGEHA-USP. Atua desde 2010 com pesquisa, elaboração e gestão de projetos culturais. Ministras cursos de produção e elaboração de projetos. Realizou exposições de artes visuais em museus, galerias e espaços culturais de São Paulo. Foi contemplada com editais da FUNARTE e do ProAC e participou de projetos incentivados pelo ProAC-ICMS e pela Lei Rouanet. É diretora da Três por Quatro Produções.

 

Palestrantes Convidados:

Cildo Oliveira

Cildo Oliveira é artista plástico, curador e idealizador do Prêmio Brasil Fotografia. Nascido em Recife, fixou residência em São Paulo onde dirige o Prêmio e atua como artista. Expôs em Washington, Ohio, Barcelona, Paris, além de São Paulo e outras cidades brasileiras. Possui obras nos acervos: Pinacoteca do Estado de São Paulo; Palácio do Governo de São Paulo; Brazilian American Cultural Institute – Washington – EUA; Companhia do Metrô de São Paulo; Museu dos Bandeirantes – SP; Newark Art Gallery – Ohio – EUA.

Inês Bonduki

Inês Bonduki é fotógrafa, editora, pesquisadora e professora. É arquiteta-urbanista pela FAU-USP e mestre em Artes Visuais pela ECA-USP [2015], onde integra o Grupo de Pesquisa em Impressão Fotográfica. Em 2015, foi artista e pesquisadora residente na Visual Studies Workshop, em Rochester [NY], onde realizou pesquisa sobre sequência visual no suporte do livro de artista e exposição individual do trabalho Linha Vermelha. Foi Editora de Fotografia da Revista São Paulo, Folha de SP [2012 -jul 2013], e assistente do fotógrafo Gal Oppido [2011].  Seu trabalho Linha Vermelha foi contemplado pelo Prêmio Foto em Pauta 2016 e recebeu 3o lugar no Prêmio Conrado Wessel 2015.

Marcos Muniz

Fotógrafo e publicitário. Graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Desenvolve ensaios fotográficos que exploram a essência sócio-política contemporânea. Trabalha com o retrato de minorias sociais e com a questão dos sincretismos culturais, explorando a fusão política, religiosa e popular de pequenas regiões brasileiras e, também, internacionais. Foi contemplado pelos Prêmios: Prêmio Brasil Fotografia Bolsa para Desenvolvimento de Projeto com o projeto Fronteiras do Novo Mundo; Prêmio Conrado Wessel de Fotografia 2013 com o ensaio Baque Sagrado ou Travessia do Tambor; e Prêmio Nova Fotografia do Museu de Imagem e do Som (MIS) 2012 com o projeto Entre Muros e Ideias.

CARGA HORÁRIA

12 encontros de 3 horas

PRÉ-REQUISITOS

Ter desenvolvido projeto fotográfico autoral ou esboço de projeto.

INVESTIMENTO

8x R$ 162,50

NÃo encontrou o que você queria?
VAMOS CRIAR JUNTOS...